domingo, 9 de fevereiro de 2014

Devo, não nego, posto quando puder

Queridos leitores, 
Ando meio zumbi: o calor não deixa ninguém dormir, o Miguel principalmente. Honestamente, acho que se deixassem, eu dormiria 12 horas seguidas, mesmo com este calor. Mas não vim aqui pra falar de calor e sono, mas sim daquilo que nos dá energia para ficarmos acordados durante o dia: comida!
Como diz o título lá em cima, devo receitas, mas já voltei à antiga rotina de aulas, presenciais, online, e traduções, então o tempo anda escasso. Pelo menos tenho lembrado (a maioria das vezes) de tirar foto da comida pra depois postar.
E voltando à comida, é com muita alegria que lhes digo, queridos leitores, que o Miguel anda comendo feito gente grande: come a comida da família em pedaços normais, de gente grande.
Até bem pouco tempo atrás, eu ficava muito relutante em dar pedaços maiores, mas com o tempo foi só aumentá-los a pouco e pouco e hoje ele come pedacinhos maiores. Às vezes ainda estranha, principalmente se for carne e for meio dura, mas tambem, quem não estranha?
Então, deixo aqui algumas sugestões de comidinhas simples, mas deliciosas e nutritivas para o dia a dia.
-purê de abóbora com batata e carne moída (vou ser sincera, coloquei batata e abóbora pra fazer o purê porque não curto o gosto adocicado, então para não pôr sal, é só juntar a batata). A carne moída eu refogo com talos de agrião picadinhos, deixo cozinhar e mais ao final do cozimento eu adiciono as folhas do agrião.


- pescada cozida com saladinha de quinoa com cenoura e abobrinha refogada (cozinhar a quinoa, refogar a cenoura e a abobrinha, misturar com a quinoa e temperar - uso azeite e uma pitada de sal)
Eu adoro esse peixe cozido, sei que parece "comida de doente", mas eu adoro: ponho sal, azeite de boa qualidade e um tiquinho de balsâmico.
Olha o prato da mamãe e do bebê:


O Miguel raspou o prato, mas vomitou tudo algum tempo depois... E como ele anda muito alérgico, o pediatra mandou cortar peixe e clara de ovo, enquanto não saem os resultados do teste alérgico que vamos fazer no fim do mês.

- fiz uns caldos muito gostosos que tenho usado como base em várias preparações: um de legumes e um de frango. Eles rendem bastante, então vale muito a pena fazer. Eu deixo cozinhar por 1 hora e meia, depois bato no liquidificador e ponho em forma de gelo ou em saquinhos. 
O caldo de legumes eu faço assim: refogo uma cebola picada, 2 dentes de alho picados, alho poró, salsão, espinafre, cenoura, abobrinha, tomate, salsinha, cebolinha, tudo no azeite. Depois cubro com água e deixo cozinhar.
O de frango, eu refogo cebola, alho e alho poró, depois ponho um peito de frango com pele e osso, dou uma fritadinha, acrescento legumes (foram os mesmos do caldo de legumes), cubro com água e deixo cozinhar. 
Como ele fica bem concentrado pois não é coado, uns dois cubinhos já dão um super sabor à comida. Se a quantidade de comida for maior, eu uso o que está no saquinho, que dá mais ou menos 1 xícara. Aqui, tempero industrializado não entra.
Quando não tenho muito tempo, ou quando esqueci de descongelar carne ou frango, eles sempre ajudam. Às vezes faço um macarrão cabelo de anjo, cozinho brócolis e o caldo serve de molho, fica super saboroso.


Bom, por enquanto é só: devo, não nego, posto quando puder.
Beijos e bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário