quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Pirâmide alimentar, introdução alimentar, e afinal, como alimentar? Parte 2

Saudações gastronômicas!
Como prometido, o post de hoje tratará de uma coisa meio nova, mas que na verdade já existe há milênios, só o nome é que está "na moda": BLW, ou Baby-Led Weaning (em português seria algo como Alimentação Complementar Dirigida pelo bebê. Já vi traduzido como Desmame que o bebê lidera, mas eu não considero como desmame, então prefiro não usar essa tradução. Já disse aqui que apoio a amamentação enquanto o bebê quiser, e além disso, a própria Organização Mundial da Saúde reitera que após os 6 meses e até completar um ano de idade, a alimentação é complementar. O aleitamento ainda deve ser, sempre que possível, a principal fonte de alimento para o bebê.) Esse BLW nada mais é do que deixar o bebê alimentar-se com as próprias mãos, sem a necessidade de transformar a comida em purêzinhos - daí o meu comentário que isso já vem sendo feito há milênios. Duvido que as mães Neandertais fizessem purêzinhos de carne de búfalo com milho e capim. Du-vi-do. Obviamente, isso causa um certo pânico nas mães, já que imediatamente pensamos que o risco de engasgos e sufocamentos é grande. Mas acreditem, não é! Às vezes pensamos que o bebê vai engasgar porque ele faz aquela carinha de vômito e parece que vai pôr tudo pra fora, mas isso é só um reflexo (gag reflex, em inglês). É óbvio, entretanto, que o bebê deve ser SEMPRE supervisionado enquanto se alimenta. Se pensarmos bem, acho que para nós é também um pouco triste simplesmente dar na mãozinha e deixá-los comer, já que isso significa que a nossa participação mais ativa na alimentação fica reduzida (não precisamos dar colher por colher na boca da criança). Criança independente = mãe orgulhosa de coração apertado.
Mas voltando ao BLW, a premissa é que deixemos os pequenos "estudar" a comida: eles devem tocar, esmagar, cheirar, jogar longe (para desespero da mamãe), e eventualmente comer, a quantidade que quiserem. Uma breve pesquisa no Google e você verá inúmeros resultados. Pesquisei nesse site aqui - em inglês. Eles argumentam basicamente que a ordem em que apresentamos a comida aos bebês não pode ser considerada correta, já que primeiro eles aprendem a engolir (com purês) e não a mastigar. No BLW isso acontece ao contrário, primeiro eles mastigam para depois então engolir. Faz todo o sentido, não?
É importante salientar, mamães, que a comidinha deve ser preparada de forma a ser facilmente mastigada e a sugestão é começar com brócolis, cenouras (ou qualquer outra coisa na verdade) bem cozidos. Para fazer o teste, aperte o alimento entre o seu polegar e indicador, se desmanchar está ótimo para oferecer ao bebê. Outra coisa que a mamãe deve saber: Vai. Sujar. Tudo. Tudo mesmo. Roupa, cadeirão, mesa, a sua roupa e possivelmente você descobrirá pedacinhos de pão no seu cabelo no dia seguinte. Mas faz parte do processo e é uma delícia de ver. Sujar faz parte do aprendizado, é fácil de limpar e afinal o tempo passa tão rápido que esse tempo dará saudades. Falando em sujar, nada de tigelas ou pratinhos. Coloque o alimento diretamente na bandeja do cadeirão, assim nenhum objeto, a não ser a comida, vai voar (muito) longe! hihihi

Olha o Miguel pirando no brócolis pela primeira vez:



Maçã:

criança feliz


lambendo o prato


Deixo aqui alguns links úteis para BLW, em inglês e em português.

Esse é o site que mencionei mais acima. Este link vai direto pras receitas: (em inglês)

Outra fonte, em inglês:

Tem essa comunidade no facebook também (em português):

Artigo interessante (em português):

Essas são apenas algumas fontes. Uma pesquisada no Google e os resultados são aos milhares (aproximadamente 1.970.000, palavras do próprio Google).

Até a próxima e bom apetite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário