segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Frutas e receitinhas

A introdução alimentar do Miguel foi bem tranquila no que diz respeito às papas salgadas. ATENÇÃO: ao chamá-las de salgadas é somente para distingui-las das de fruta, o sal que eu adiciono à papinha é uma micro- pitada. Não devemos acostumar o paladar do bebê ao nosso paladar, pois o nosso é "viciado" em sal e altas concentrações de sódio. Devemos, então educar o nosso paladar a menos sal e sódio, e não o do bebê. Prove ou peça para o papai provar a papinha. Se a resposta for "Está sem sal", então a papinha está ótima para o bebê.
Voltando ao pequeno, ele aceitou muito bem qualquer papinha salgada. O problema foram as frutas. Ele brinca com os pedacinhos, põe beeeeem pouco na boca e sempre faz caretas. Sempre. Já tentei frutas em papa, cozidas na água, cozidas no vapor, batidas com iogurte natural, batidas no mixer e o máximo que consigo são umas 2 ou 3 colheres. Mas continuo oferecendo, porque já li por aí que devemos oferecer um mesmo alimento até 20 vezes para determinar se realmente a criança gosta ou não do sabor.
O que deu mais certo mesmo foi o picolé de manga. O que eu fiz foi bater uma manga no mixer (ela fica bem cremosa, parece um smoothie) e coloquei naquelas forminhas de picolé das lojinhas de utilidades domésticas. Coloquei no freezer, cruzei os dedos e ofereci ao Miguel. E não é que ele gostou? Acho que além de tudo ainda aliviou o incômodo nas gengivas, já que o pobrezinho sofre com esses dentinhos nascendo.

Assim até vai, mamãe!


Outra coisa que fiz e deu muito certo (eu, o papai e o Miguel nos acabamos nessa delícia) foi o sorvete natural de banana. Jamais eu acreditaria que uma simples banana cortada em rodelas e congelada em um saquinho (dessa forma ela não escurece) ficaria tão deliciosa. E pensa numa coisa simples de se fazer! Não tem adição de açúcar ou gorduras, a consistência é ótima e é a sobremesa perfeita para dias de calor.
Basicamente,corta-se a banana em pedaços e coloca-se em saquinhos para congelador. Leva-se a banana ao congelador até congelar. Coloca-se a banana aos poucos no liquidificador e bate-se, mexendo de vez em quando para não forçar o dito cujo. Pronto.
Não deu tempo de tirar foto, atacamos assim que congelou. O Miguel tomou umas 5 colheres.
No nosso, demos uma incrementada, juntamos cacau e ficou muuuuito bom.
Vi aqui essa receita. Yummy Yummy!!!

Benefícios das duas frutas do post:

- Manga
Riquíssima em vitamina A, possui também vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, potássio, vitamina C e fibras.

- Banana
Rica em fibras, potássio, vitaminas C e A, promove energia. Grande quantidade de vitaminas B1, B2, B6 e B12, magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico. Contém 3 tipos de açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose, sendo excelente para adoçar preparados infantis sem necessidade de açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário