quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Super alimentos + super receita

Tenho a sensação de que a maioria das postagens têm descrições que mostram o Miguel como uma criança que come super bem e os pais, nós mesmos, como adultos conscientes que se alimentam de forma correta. Bom, a maioria das vezes é assim mesmo, mas confesso que nem sempre. E que atire a primeira mamadeira quem nunca preferiu uma pizza a um prato de legumes cozidos no vapor. No caso do Miguel, nunca foi pizza, mas um pratinho nutricionalmente pobre, tipo um macarrão com abóbora. Só isso e mais nada (esqueci de descongelar carne, tinha um prazo para uma tradução, não tinha dormido, queria a paz mundial, tudo no mesmo dia. É demais para uma só, não?) Só que aí entra a culpa, meus caros. E é com ela que realmente temos que lidar. Pois eu dei um jeito nessa danada lendo sobre alguns super alimentos e pondo em prática aquilo que aprendi nos cursos que fiz.
No começo ficamos um pouco relutantes, já que quando se pensa em super alimentos, dificilmente se pensa em algo muito saboroso. Mas normalmente são alimentos comuns, com os quais podemos fazer preparações deliciosas e aos quais não damos a devida importância.
Tem uma meia dúzia de coisa que faz diferença, por exemplo, para aumentar a imunidade, olha só. (fotos: Google)



ALHO: cheio de propriedades anti-inflamatórias. Acrescente um dentinho ao preparo da comida. (Fora o gosto que dá, né? Não é porque é comida de bebê que tem que ser sem gosto. Depois não reclama que o baby não come. Como se diz na minha querida e saudosa terra de Portugal, "come-a tu").



CEBOLA: essa querida das panelas é rica em quercetina, que é um flavonoide que protege de certos vírus e bactérias oportunistas. Além disso, tem propriedades anti-inflamatórias das vias aéreas. Aliás, quando o seu baby estiver com tosse, corte uma cebola ao meio e deixe na cabeceira do berço (fora do alcance da criança, lógico. Imagina o bafo do coitado). É tiro e queda, já que a cebola vai agir como um imã e puxar pra ela tudo o que é ruindade invisível (vírus) que fica ali esperando pra entrar no corpitcho do anjinho.



TEMPEROS, TEMPEROS: sabe aquelas ervinhas verdinhas que dão um super look gastronômico ao prato? Pois é, elas têm funções anti-inflamatórias e tambem expectorantes. Abuse da salsinha, manjericão, tomilho, hortelã, gengibre (bem pouquinho), alho poró. Ai, gosto tanto desse último que vou deixar um espaço só pra ele.



ALHO-PORÓ: rico em vitaminas A, C e do complexo B, ferro, fósforo, potássio, cálcio e a substância funcional alicina, que tem ação anti-inflamatória e colabora com o bom trabalho do sistema imunológico. Ajuda tambem no controle do colesterol. Não é o máximo? S2 pra vc, poró!



BRÓCOLIS: esse é bem completo, tem de tudo: cálcio (viu como não é só no leite da vaquinha que encontramos cálcio?), potássio, ferro, zinco, sódio, vitaminas A, C, B1, B2, B6, K e fibra alimentar. Gosto muito!



COUVE-FLOR: não sou a maior fã, mas em casa consumimos bastante, já que maridon e Miguelitcho adoram. Sabia que a couve-flor é uma excelente fonte de vitamina C? Além disso, possui grande quantidade de folato e fibras alimentares, vitaminas B5 e B6, magnésio e ômega 3.



LEGUMINOSAS: pense em feijão, lentilha, ervilha, grão de bico. São ricos em zinco, que combate resfriados, gripes e outros probleminhas do sistema imunológico. Por isso, grãos todo dia. Mas lembre-se sempre de deixar as leguminosas de molho em meio ácido (podem ser gotinhas de limão, vinagre ou soro de iogurte.) Isso faz com que basicamente os gases se soltem na água, diminuindo gases e flatulência no bebê. E em nós.

É claro que no mundo da comida existem muitas mais inúmeras opções super saudáveis para nos mantermos firmes e imunes. Cores variadas no prato são sinônimo de saúde, verduras auxiliam também - pense no agrião, que até a indústria farmacêutica usou pra fazer xarope - e no fim das contas, mesmo querendo (e tendo que) fazer tudo em um dia, incluindo a paz mundial, é possível preparar uma boa comidinha pra família e de quebra saber que aquele prato é bom pra todos.

Uma comidinha que é sempre sucesso aqui:

Carne moída com abobrinha e cenoura, agrião, mandioquinha e feijão branco

Ingredientes:
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada
6 rodelas de alho poró (ou a quantidade que preferir)
Azeite para refogar
1 abobrinha italiana
1 cenoura média
3 mandioquinhas
1 xícara de feijão branco cozido
1/2 maço de agrião picado
1/2 kg carne moída magra

Preparo:
Refogue o alho, a cebola, o alho poró e os talos de agrião bem picadinhos no azeite, até dourar. Acrescente o agrião restante, a carne, a abobrinha e a cenoura. Se necessário adicione água e deixe cozinhar. Ao final do preparo, acrescente salsinha. Sirva com as mandioquinhas cozidas no vapor e com o feijão branco.

Queria pôr foto, mas não lembrei de tirar. Paz mundial e tudo mais...

Até a próxima.










Nenhum comentário:

Postar um comentário